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Atividades Complementares

Orientações – Atividades Complementares

As Atividades Complementares fazem parte da grade curricular de todos os cursos da instituição. Essas atividades (obrigatórias) são consideradas um complemento às atividades didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso, relacionadas à ampliação da formação acadêmica, profissional e social.
As atividades possíveis abrangem um leque de práticas complementares às aulas, incluindo palestras, filmes, peças teatrais, cursos de extensão, exposições, feiras, eventos, competições esportivas, fóruns de discussão, workshops e visitas ligadas à área de abrangência do curso. São válidas, também, quaisquer outras atividades de cunho pedagógico-cultural que sejam de interesse do aluno, isto é, atividades diversas que tenham relação direta ou indireta com o curso escolhido, efetuadas em dias e horários extracurriculares.
Abaixo será apresentado um conjunto geral de normas e orientações sobre as Atividades Complementares dos cursos de graduação tendo por finalidade orientar você, aluno, para o desenvolvimento destas.

Objetivos gerais das atividades complementares

Os objetivos gerais a serem alcançados com as Atividades Complementares nos Projetos Pedagógicos dos cursos da instituição são:

  • Complementar a formação profissional, cultural e cívica do aluno pela realização de atividades extracurriculares presenciais;
  • Contribuir para que a formação do futuro egresso seja generalista, humanista, crítica e reflexiva;
  • Despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais;
  • Estimular a capacidade analítica do aluno no estudo e na avaliação das situações novas;
  • Auxiliar o aluno na identificação e na resolução de problemas, com uma visão ética e humanista;
  • Incentivar o aluno na participação de projetos e ações sociais;
  • Promover situações que exijam posturas de tomadas de iniciativas e revelem o espírito empreendedor dos alunos.

Avaliação das atividades complementares

  • A aceitação ou não das atividades realizadas ocorre após a análise dos relatórios/resumos juntamente com os comprovantes pela coordenação responsável.
  • A forma de comprovação das atividades, como relatórios, certificados, impressos, etc., encontra-se no item 1.4, detalhamento das atividades.
  • Durante o período letivo, você poderá entregar suas atividades e seus comprovantes junto a coordenação da sua unidade, para que a carga horária seja validada e lançada no sistema acadêmico, o coordenador deverá analisar e validar os comprovantes entregues.
  • Deverá ser deixada na coordenação uma cópia simples de cada um dos comprovantes originais apresentados.

Caso tenha alguma dúvida em relação à carga horária, à validade das atividades e às formas de comprovação, deverá entrar em contato com a coordenação responsável pela sua unidade.

Detalhamento das atividades

  • Visitas técnicas: devem ser consideradas como uma oportunidade de contato do aluno com órgãos, instituições, empresas, museus etc., relacionados à área de seu curso. Sendo assim, ao escolher o local a ser visitado, tenha pelo menos uma noção do que deseja observar. Você pode seguir os seguintes passos:
  • Escolha o local a ser visitado e justifique a sua escolha indicando o objetivo da visita;
  • Informe-se sobre o local a ser visitado: pesquise o ramo e o setor de atuação, a localização etc.;
  • Chegue no horário marcado e procure verificar todos os aspectos que estejam relacionados ao objetivo de sua visita;
  • Solicite um comprovante da visita (declaração assinada e carimbada);
  • Elabore um relatório da visita, sempre levando em consideração o objetivo que você estabeleceu no início e fazendo uma análise crítica dos dados obtidos;
  • Deverá ser enviada a cópia da declaração como comprovante.
  • Atividades científicas: participação em congressos, seminários e palestras. Apresentação do relatório com comprovante, de participação nos eventos (crachá, comprovante de inscrição e/ ou participação).
  • Atividades culturais (filmes, teatros, shows, feiras, exposições etc.): apresentação do resumo e comprovante de participação (ingresso, crachá, comprovante de inscrição e/ ou participação).
  • Atividades assistenciais/voluntárias: apresentação do comprovante de participação (declaração da instituição assinada e carimbada) e relatório descrevendo as atividades desenvolvidas. Doações (dinheiro, roupas etc.) só são aceitas se houver desenvolvimento de alguma atividade por parte do aluno junto à instituição que recebeu as doações (com exceção de doação de sangue).
  • Atividades esportivas: cursos de dança, artes marciais, academia etc. Apresentação de comprovante de participação e relatório (não são válidas atividades assistidas).
  • Produção acadêmica: artigos publicados em jornais ou revistas (feitos pelo próprio aluno).
  • Cursos extracurriculares: (cursos extracurriculares – línguas, extensão, treinamento) apresentação do certificado de conclusão e/ou participação (são aceitos apenas cursos concluídos), juntamente com o resumo crítico descrevendo o conteúdo abordado e as experiências adquiridas. Não são válidos boletos, atestados de matrícula e comprovantes de inscrição. O envio do comprovante/histórico deverá ser feito após o fechamento do curso, comprovando a aprovação. Cursos on-line só serão aceitos mediante comprovação de no mínimo um encontro presencial.
  • Visitas a instituições: incluindo escola-modelo, creches, berçários, SESI, SESC, SENAC, SENAI, ONGs com assistência educacional, laboratórios de pedagogia [microensino e multimeios], hospitais e clubes com brinquedoteca (declaração da instituição assinada e carimbada e relatório da visita).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 Todos os relatórios e resumos devem ser de autoria do próprio aluno. Utilização de textos e/ou trechos da internet podem ser usados como citações, desde que estas sejam interpretadas e explicadas; caso contrário, serão anulados.

  • Todas as atividades deverão ser compatíveis com a vigência da matrícula do aluno, ou seja, dos alunos ingressantes, por exemplo, em 2009, só serão aceitas atividades realizadas a partir da data do seu ingresso na instituição, e assim por diante.
  • Não serão aceitos comprovantes que apresentem apenas assinatura, sem carimbo, sem data ou sem especificação da atividade realizada pelo aluno.
  • Trabalhos com relatórios iguais aos de outros alunos serão anulados.
  • Os comprovantes a serem entregues na unidade devem todos ser originais e apresentados juntamente com uma cópia simples.
  • Não há necessidade de encadernação, apenas reúna todas as cópias em um envelope (ou simplesmente grampeie) e identifique com seu nome, matrícula, curso e unidade.

Formulário de controle das Atividades Complementares para impressão:

-> Formulário formato Excel

-> Formulário formato PDF
 
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