Docente On-lineLocais
Perguntas Freqüentes PDF Imprimir E-mail

01. O que é a FACIMA ?

R. A Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA é uma Instituição de Ensino Superior, regularmente registradas junto ao Ministério da Educação – MEC, que ofertam cursos de Graduação Tradicional, Tecnológica e Seqüencial.
A proposta dos Cursos Superiores ofertados pelas instituições é formar profissionais totalmente voltados para o mercado. Com cursos superiores de curta duração, nossos alunos têm a agilidade que precisam para melhorar rapidamente sua colocação profissional, atualizando suas informações e investindo em suas carreiras. Os cursos são realizados em forma de módulos. Ao concluir todos os módulos, o aluno recebe seu diploma de Curso Superior.

02. O que é a Graduação Tecnológica?

R. São Cursos Superiores (3° Grau) com duração entre dois anos e três anos, que formam Tecnólogos. O Tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área específica, aliando teoria e prática aplicada. Ele desenvolve determinadas habilidades e competências para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional ou para se atualizar.

03. O que são Cursos Seqüenciais?

R. Os Cursos Seqüenciais constituem uma modalidade do Ensino Superior, na qual o aluno, após ter concluído o Ensino Médio, pode ampliar seus conhecimentos ou sua qualificação profissional. Destinam-se à obtenção ou atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas. Devem ser entendidos como uma alternativa de formação superior, destinada a quem não deseja fazer ou não precisa de um curso de graduação plena.
Os Cursos Seqüenciais conferem Certificados ou Diplomas que atestam conhecimento acadêmico em determinado campo do saber. Um curso dessa natureza tem geralmente um viés profissionalizante e deve ser oferecido como uma oportunidade diferenciada para a formação superior do indivíduo que desejar inserir-se mais rapidamente no mercado de trabalho.
As atribuições profissionais dos egressos de Cursos Seqüenciais de áreas cujas profissões são regulamentadas serão definidas pelos respectivos órgãos reguladores do exercício da profissão.

04. Qual a diferença entre Curso Tecnológico, Seqüencial e de Bacharelado (Graduação Tradicional)?

R. Existem duas diferenças. A primeira está ligada ao tempo. Os Tecnológicos e Seqüenciais duram, em média, dois anos e os Bacharelados (Graduação Tradicional), em média, quatro anos.
A outra é o foco do curso. Por serem mais curtos, os cursos Tecnológicos e Seqüenciais dão uma formação mais específica, formando profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento, por exemplo, Recursos Humanos. Os Bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas, com o enfoque profissional e de pesquisa. Convém ressaltar ainda, que Cursos de Bacharelados e Tecnológicos são considerados de Graduação enquanto os Cursos Seqüenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

05. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais são reconhecidos pelo MEC? E pelo mercado de trabalho?

R. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais foram autorizados e reconhecidos pelo MEC. As principais Portarias relacionadas aos Cursos Tecnológicos e seu funcionamento são: Portaria 1.647 de 25/11/99; Portaria 64 de 12/01/01; e Portaria 436 de 02/04/01.
Quanto aos Cursos Seqüenciais as Portarias são: 2.905 de 17/10/02; Portaria 239 de 24/02/03 e Portaria de 691 de 15/04/03; Resoluções CNE/CES 968 de 17/12/98 e 01 de 27/01/99.
Com relação ao reconhecimento pelo mercado, existem cursos Tecnológicos e Seqüenciais há bastante tempo e de grande aceitação no mercado, como os que formam tecnólogos nas áreas de Engenharia, de Qualidade e de Computação e Gestores em diversas áreas empresariais. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como Comércio, Comunicação e Turismo.

06. Os cursos da FACIMA são reconhecidos pelo MEC?

R. Todos os cursos Tecnológicos foram autorizados, individualmente, por meio de Portarias específicas emitidas pelo Ministério da Educação – MEC.

07. Qual o valor e período dos cursos?

R. Os cursos ofertados pela FACIMA funcionam no período noturno e são pagos em:

Tecnológico (2 anos): 24 (vinte e quatro) vezes: matrícula + 23 parcelas de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais);

As parcelas são pagas mensalmente, após o início efetivo das aulas. Só poderão ocorrer reajustes de preços após a contratação dos serviços no caso de grandes alterações da política econômica que resultem em inflação superior a 12%a.a., o que não ocorre no Brasil desde 1996. A data de vencimento da primeira parcela independe da data de pagamento da taxa de matrícula.

08. O curso é presencial ou à distância?

R. Os cursos são presenciais e qualquer aluno, para ser aprovado, necessita ter pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de presença em cada uma das disciplinas ofertadas. Mesmo se tratando de curso presencial, conforme determina a legislação vigente, a instituição reserva-se o direito de ofertar disciplinas pela modalidade à distância (EAD), até o limite estabelecido por lei.

09. Como funciona o processo seletivo? Quem pode participar?

R. O ingresso de alunos é feito mediante Concurso Vestibular. O aluno será submetido a uma prova de múltipla escolha, com 28 (vinte e oito) questões: 7 (sete) questões de Língua Portuguesa; 7 (sete) questões de Matemática; 7 (sete) questões de Conhecimentos Gerais e 7 (sete) questões de Língua Estrangeira (Inglês). Além da prova objetiva, o aluno terá que elaborar uma Redação (Dissertação ou Narração) com, no mínimo, 20 (vinte) linhas. Os conteúdos programáticos das referidas provas podem ser acessados no site: www.faa-tec.com.br.
Poderá participar do processo seletivo qualquer aluno que tenha concluído o Ensino Médio (2o Grau).

10. Qual a Grade Curricular dos cursos ofertados?

R. Quaisquer informações sobre as Grades Curriculares dos cursos ofertados, bem como seus objetivos, atividades e mercado de trabalho, podem ser obtidas diretamente em nosso site – www.facima-tec.com.br - selecionando-se a opção “Cursos Ofertados” no menu de serviços e, em seguida, clicando sobre o nome do curso de interesse.

11. Os alunos que concluírem os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem fazer Pós-Graduação?

R. SIM. Por tratar-se de um Curso de Graduação, qualquer aluno que conclui um Curso Tecnológico pode dá continuidade aos seus estudos em cursos de Bacharelado (Graduação Tradicional) e até mesmo de Pós-Graduação (lato sensu ou stricto sensu): Especialização, Mestrado e Doutorado. Os alunos oriundos de Cursos Seqüenciais podem ingressar em qualquer tipo de Pós-Graduação (lato sensu): Especialização. Convém ressaltar que o acesso a qualquer tipo de Pós-Graduação dá-se em conformidade com as exigências da Instituição que as ofertam.

12. Como funcionam os processos de transferência entre cursos Tecnológicos e Seqüenciais?

R. É possível a transferência entre Cursos Tecnológicos e entre Cursos Tecnológicos e de Bacharelado na própria Instituição ou entre outras Instituições. As transferências no entanto, estão condicionadas aos Regulamentos Internos das Instituições envolvidas e a disponibilidade de vagas.
É possível que disciplinas, conteúdos e créditos realizados em Cursos Seqüenciais sejam aproveitados em outros cursos superiores (seqüenciais ou de graduação), e também que créditos e disciplinas cursadas na graduação sejam aproveitadas em cursos seqüenciais. Uma vez que não existe mais “currículo mínimo” para os cursos superiores, mas “diretrizes curriculares” (conforme artigo 53 da LDB), as análises de aproveitamento de estudos são feitas de maneira autônoma pelas instituições com base em critérios definidos internamente como a compatibilidade dos conteúdos, afinidades teóricas e de objetivos, carga horária aproximada, etc.

13. Alunos de Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem ter acesso a Concursos Públicos?

R. SIM. Os diplomas de Cursos Seqüenciais de formação específica capacitam seus portadores a participar de concursos públicos nos quais o edital indique como exigência à posse de “diploma de nível superior”, sem exigência de graduação (parte dos Concursos não faz esse tipo de exigência). Os alunos de Cursos Tecnológicos podem ter acesso a qualquer concurso público aberto para suas áreas de formação (superior de graduação).

14. Como posso me inscrever no Vestibular?

R. Todas as inscrições são feitas por internet, no site das instituições - acessando-se a opção “inscrever-se”. Esta inscrição pode ser feita de qualquer computador ligado a internet e a uma impressora. Caso o aluno não disponha desta facilidade em sua casa ou em seu local de trabalho, poderá dirigir-se a qualquer uma de nossas unidades onde existem laboratórios de informática com monitores treinados para fornecer todo o auxílio necessário.

15. Quem fornece o diploma?

R. Ao realizar um vestibular unificado, o candidato poderá ser aprovado em qualquer uma das instituições. O diploma de conclusão do curso será ofertado pela instituição a qual o aluno está vinculado.

16. Como posso obter informações adicionais além das aqui mencionadas?

R. Diretamente em algumas de nossas unidades.

Unidade Objetivo Farol

Colégio Objetivo

Rua Jornalista Arnóbio Valente Filho, 59, Bairro do Farol.

17. Qual a documentação necessária para matrícula?

R. 02 foto 3 x 4 (recente e original), Cópias: Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento,Comprovante de Endereço, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (sexo masculino), Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Médio.

 

 

 
© 2009 AQUI VOCÊ PODE - MACEIÓ.Todos os direitos reservados.